Põe tarifa, tira tarifa... e o Nordeste com isso?
A geopolítica global tenta se adequar aos caprichos do presidente dos EUA e o Nordeste não é diferente. Ainda nesta edição, reciclagem em alta e VLT em Arapiraca
É consensual na ciência política contemporânea, que a previsibilidade de Donald Trump à frente da Presidência dos EUA é sua imprevisibilidade. O que não quer dizer que não se possa lidar com essa realidade. É a compreensão dessa dinâmica e seus efeitos que o governo federal discute neste momento. Mas é, também, tempo de ação. E o Nordeste não está parado, como atesta reportagem de Carolina Scorce que mostra como este cenário enseja oportunidades para além dos desafios postos. Isso em um contexto que a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) se prepara para abrir um escritório em Salvador, na Bahia, para potencializar a agenda exportadora regional.
De cooperativas em Pernambuco a indústrias no Rio Grande do Norte, reciclagem impulsiona empregos e desafia políticas públicas
A jornada de Simone Maria Barbosa Olímpio começa cedo. Ela atua na parte administrativa da Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Paudalho (Coopcapa), localizada na Mata Norte de Pernambuco, e divide com os demais 25 cooperados o planejamento e a organização das atividades.
“Nosso trabalho é conscientizar a população da importância do descarte correto dos resíduos”, afirma Simone. É um ofício digno, mas desafiador – especialmente na hora de convencer os moradores, como ela própria ressalta.
Essa resistência cotidiana está diretamente ligada ao papel central que os catadores desempenham dentro da cadeia da reciclagem – uma atividade que não apenas contribui com o meio ambiente, mas impacta diretamente outras áreas essenciais da sociedade.
Sudene seleciona projetos inovadores de jovens com foco em tecnologias sociais
A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), em parceria com a Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), lançou o edital Inova Juventudes, que irá destinar R$ 1 milhão para projetos de tecnologias sociais liderados por jovens entre 15 e 29 anos, nos territórios de atuação da autarquia.
O objetivo é fomentar propostas que ofereçam soluções criativas para o enfrentamento das desigualdades sociais, com foco em populações vulneráveis do Nordeste, e que combinem saber técnico-científico, organização social e conhecimento popular.
Cidade do leste cearense se consolida como 5ª maior produtora de ovos do País
Rico em variedade de nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo, como proteínas de alta qualidade, vitaminas e minerais, o ovo pode ser considerado um alimento fundamental para a maioria das mesas dos brasileiros de variadas classes sociais. Além de permear o dia dos cidadãos, o ovo também é um item essencial para a economia de algumas cidades.
É o caso de Beberibe, município localizado no litoral leste do Ceará, com a 5ª maior população de galinhas do Brasil. De acordo com a última Pesquisa da Pecuária Municipal, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2023, o número de galináceos estimado no estado do Ceará foi de 37,3 milhões de cabeças, um aumento de 3,3% em relação ao censo anterior. Desse número, o município de Beberibe possui 3,9 milhões de galinhas, o que significa 12,1% do montante.
Por ser um grande cultivador de galinhas, Beberibe também se destaca, evidentemente, como um grande produtor de ovos. De acordo com o mesmo censo do IBGE, em 2023 o município do litoral leste do Ceará obteve uma produção recorde de 3 milhões de dúzias de ovos. Bem como no ranking de galináceos, a cidade é a 5ª maior produtora desses insumos no Brasil. Victor Lima, presidente da Atlântica Agroindustrial, uma das principais empresas responsáveis por esses números, explica o que faz de Beberibe uma escolha estratégica tão pertinente.
Ministério dos Transportes inicia implantação do VLT em Arapiraca e projeta expansão no Nordeste
O município de Arapiraca, segunda maior cidade de Alagoas, iniciou na segunda-feira (7) as obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), um sistema de transporte que visa modernizar a mobilidade urbana. A cerimônia oficial, realizada no Planetário e Casa da Ciência, contou com a presença do ministro dos Transportes, Renan Filho, e marcou o começo da implantação da linha de 13 quilômetros, com capacidade para até 400 passageiros por viagem.
O VLT é um transporte sobre trilhos elétrico, adaptado ao contexto urbano, ideal para médias distâncias. Entre suas vantagens estão o menor impacto ambiental, a eficiência energética — com uso de frenagem regenerativa — e a redução da poluição sonora e das emissões de gases do efeito estufa.
“A solução é moderna, ambientalmente responsável e melhora a qualidade do ar, em sintonia com os compromissos ambientais do Brasil”, afirmou Renan Filho durante o evento.
Inadimplência no RenovaBio ameaça transição energética
Criado em 2017, o Programa Nacional de Biocombustíveis, conhecido como RenovaBio, é hoje um dos principais instrumentos da política brasileira para estimular a produção e o consumo de biocombustíveis, seguindo a linha de metas de descarbonização. No entanto, o aumento recente na inadimplência de distribuidoras no programa tem gerado efeitos colaterais no mercado, com impacto nos contratos, na precificação do etanol e na confiança do próprio mercado se o RenovaBio é para valer.
Isso porque a inadimplência em CBIOs – crédito de descarbonização obrigatórios – está gerando judicialização da política, além do efeito da própria inadimplência no mercado e no processo de transição energética. Parte das distribuidoras devedoras contestam na Justiça os termos da lei, paralisando o pagamento das dívidas e gerando mal estar por parte das grandes distribuidoras que cumprem a política.
Bons amigos compartilham boas news, indique o Investindo!